SEGUIDORES DO LINK VILA FLOR

sábado, 22 de janeiro de 2011

ARQUITETURA BARROCA DO RIO GRANDE DO NORTE -Igreja de Vila Flor e a casa de Câmera e Cadeia-

A POSTAGEM ABAIXO TEM COMO FONTE O BLOG DA PROFESSORA ELIZETE ARANTES


O barroco floresceu no Brasil desde o século XVII, caiu em desuso ao longo dos anos, porém no Nordeste, a tradição barroca teve uma enorme representação até o século XX. No Rio Grande do Norte temos muitos exemplos e em Vila Flor localizada na Região Agreste do Estado, distante 83 quilômetros de Natal, encontramos um conjunto arquitetônico que reúne a Igreja de Vila Flor e a Casa de câmera e cadeia.

A conhecida Igreja de vila Flor é na verdade a histórica Igreja de Nossa Senhora do Desterro, construída pelo frei jesuíta André do Sacramento que foi edificada em 1745. E o município de Vila Flor é a antiga aldeia de Cramació fundada em 1700.



A Casa de Câmera e Cadeia, tombada pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que é responsável pela preservação do acervo patrimonial, tangível e intangível, do país. Esta construção é um dos poucos edifícios deste gênero do estado do Rio Grande do Norte e a sua construção data de 1743.

Referencias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco_no_Brasil
http://www.historiadaarte.com.br/barrocobrasileiro.html
Gurgel, Tarcísio. Introdução à cultura do Rio Grande do Norte/Tarcisio Gurgel, Vicente Vitoriano, Deífilo Gurgel. João Pessoa, PB: Editora Grafset,2003.
1ªFotografia (Igreja de Vila Flor): Cristina Melo. Aluna do curso Introdução à fotografia Digital, ministrado pela pesquisadora Elizete Arantes
As demais fotografias são de autoria da pesquisadora Elizete Arantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, CRIADO NO DIA 28 DE DEZEMBRO DE 2008, COM 13 BLOGS E 1090 LINKS @ EQUIPE:JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENETE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.

LINKS